top
logo
Hoje é quinta, 28 de março de 2024.


Home Outros assuntos
News Geral
Maio agitado PDF Imprimir E-mail

Este mês começou com muito agito por aqui. Já tivemos o Conselho Parcitipativo na primeira semana do mês, a reunião de pais na semana passada, o 1º Encontro de Ex-Alunos e Funcionário da EE Neuza Nazatto e agora teremos a segunda etapa da Eleição do Grêmio Estudantil no próximo dia 18. E ainda vem mais coisas por aí! Até o final do mês devemos ter um simulado geral com o formato das provas do Saresp.

Para os meus alunos, em especial, também teremos algumas provinhas nessa semana que começa hoje. Confira no menu da seção Alunos os registros eletrônicos de conteúdos, frequência e atividades. Confira também a Agenda Escolar.

 
Horários, calendários e notas PDF Imprimir E-mail
Calendário escolarAgora você já pode consultar o calendário escolar oficial da escola e os horários de aula de todas as classes aqui no site. Esses arquivos estão disponibilizados na Biblioteca Digital, juntamente com o Manual de Condutas publicado pela SE e referência para as escolas lidarem com questões disciplinares, direitos e deveres dos alunos, professores e gestores.

Para os professores também já está disponível no computador da sala dos professores o sistema de geração de boletins e estatísticas. Basta copiar a pasta "planilhas" no desktop do computador em um pendrive e você terá acesso a todas as notas dos alunos, suas fotos e as estatísticas detalhadas de todas as classes. Experimente!

Lembre-se de visitar sempre a seção de Alunos se for aluno ou a de Professores se for professor. Na seção EE Neuza Nazatto estarão disponíveis em breve os informes gerais da escola.
 
Notas bimestrais - novidades! PDF Imprimir E-mail

novidadesNovidades fresquinhas para Alunos e Professores!

Se você for aluno, na Seção Alunos temum texto (Fechamento do primeiro bimestre) explicando sobre o fechamento das notas bimestrais e indicando como encontrar a sua nota bimestral (bem como as demais notas que a compõem).

Se você for professor, na Seção Professores tem um texto ("Digitação de notas do primeiro bimestre") explicando a nova dinâmica de digitação das notas bimestrais. A digitação já está aberta à partir de hoje e permanecerá aberta até a data final estipulada pela coordenação (verifique com a coordenação).

Se você for ou não meu aluno ou colega professor, visite meus blogs na seção de blogs. Tem sempre alguma novidade por lá também.

Boa semana!

 
Rumo ao fim do primeiro bimestre PDF Imprimir E-mail

bolaemjogo

A "greve", que nem chegou a "pegar" por aqui, já acabou oficialmente no final da semana passada. Sorte teve quem aproveitou para descansar naquela semana, porque daqui até o fim do bimestre a correria vai ser como sempre: provas, atividades e muito trabalho.

Já estamos na terceira semana de abril e caminhamos rápido para o final do bimestre. Agora é hora de "rever seus conceitos" e verificar se é ou não preciso um pouco mais de empenho nos estudos. Já temos algumas notas divulgadas, várias atividades computadas e o controle de frequência está atualizadíssimo. Depois que o bimeste acabar será tarde demais para chorar sobre as "notas vermelhinhas" e não vai adiantar muito culpar o professor (mesmo que ele seja parte do seu problema).

Se você for meu aluno, clique no menu superior "Alunos" e depois selecione, no menu lateral esquerdo que aparecerá, os itens que levam ao controle de frequência, controle de atividades e controle de avaliações. Lembre-se também de que nessa semana e na próxima ainda temos outras avaliações e atividades. Faça sua parte!

 
Quando todos estão errados, alguém precisa fazer a coisa certa PDF Imprimir E-mail

Professor socorrendo policial feridoSão Paulo, 26/03/2010. Em meio à fumaça das bombas, as balas de borracha, pedradas e pauladas, a cena registrada pelo fotórgrafo Clayton de Souza (Agencia Estado) simboliza toda força e toda fraqueza de um momento "humano, demasiado humano", plagiando o título idêntico da obra de Friedrich Nietzsche (1878).

De um lado um sindicato sem rumo, uma greve que se iniciou sem pauta clara e um movimento heterogêneo, onde professores reivindicando melhores salários e condições de trabalho se misturam a pelegos e ativistas políticos inconsequentes (os porra-loucas de sempre). Do outro, um governo arrogante e incompentente, guiado por um desejo sombrio de eternização no poder a qualquer preço e que abusa dos preceitos de segurança a que tem direito legal e usa a polícia como instrumento de repressão (dentre outros).

Mas no meio, bem no meio, um professor e um soldado. Ambos mal pagos pelo mesmo patrão, ambos difamados pela mesma mídia chapa-branca e ambos esquecidos pela dita "sociedade formadora de opinião", que depois de formar uma opinião muito romântica sobre si mesma, tem se dedicado apenas a coçar o próprio umbigo.

Esta imagem tem um quê de tristeza, pois mostra como duas categorias que não são antagônicas, e que existem, ambas, para o promover o bem-estar da sociedade, uma protegêndo-a, outra educando-a, são levadas ao confronto em nome de grupos outros, com interesses outros e bem distantes dos interesses de soldados e professores. O professor que carrega o policial ferido é também o mesmo que educa seus filhos e que tenta construir uma sociedade menos violenta, politicamente mais consciente e que possa um dia abolir governos autoritários e incompetentes, como o governo de São Paulo tem sido e agido ao longo de toda a gestão do PSDB.

Policial imobiliza professorJá na imagem seguinte, onde um professor é imobilizado por um soldado, é difícil compreender que o soldado só esteja cumprindo o seu dever. Mas é assim que é. Esse soldado não invadiria uma escola e agrediria um professor por desejo próprio, porque não gosta de professores. Ele provavelmente é um bom soldado e cumpre as ordens dos seus superiores. Mas o recado que a imagem passa é bastante claro: esse governo não gosta de professores, não gosta de soldados e, no limite, tem nojo da sociedade e ama o poder acima de todas as demais coisas, pessoas e instituições.

Caderninhos queimadosAbsurdos são situações improváveis, aquelas que não esperaríamos ver, como essa imagem de alunos e professores queimando livros. Não que sejam livros importantes, pois são apenas os "caderninhos" onde o governo gastou milhões do meu e do seu dinheiro para "encinar"  (sic o próprio caderninho) que existem vários Paraguais em locais improváveis do mapa e, para,além de alimentar a simpatia política de editoras que farão boas doações para o PSDB, passar a falsa impressão de que está se investindo na educação paulista. Os livros que o MEC envia às escolas são imensamente melhores e não custam um tostão a mais ao Estado de São Paulo, nem aos alunos.

Esses caderninhos, além de didaticamente ruins, são quase inúteis, porque pedagogicamente mal concebidos, e geralmente chegam às escolas apenas depois que o assunto já foi estudado em sala de aula, ou trazem propostas irreais que são abandonadas pelos professores. Os alunos os jogam fora (não acho que queimem) e muitos professores os ignoram porque dispõem de material melhor oferecido pelo MEC. Mas, mesmo assim, nada justifica que sejam queimados. Esse ato "simbólico", ainda que pretenda representar a "queima do governo" ou a "queima que o governo promove no nosso dinheiro" para fazer campanha para si mesmo, tem o lado infeliz demais de também representar o desperdício de algo que, embora mal concebido e mal desenvolvido, representa ainda assim um recurso à mais disponível para a escola.

Guerra urbana

Nessa "guerra de partidos", entremeio a sindicatos frouxos e governos desgovernados, o que tem restado para os filhos do povo de São Paulo são escolas falidas, entulhadas de pobres que têm aulas com professores pobres e são protegidos por uma polícia empobrecida, diferentemente dos filhos da burguesia formadora de opinião, dos políticos carreiristas e aventureiros e da elite que usufrui de ambos.

É nesse mundo de contradições, abandonado por sindicatos e governos, caluniado pela mídia chapa-branca e ignorado ostensivamente pela elite pensante que orbita o próprio umbigo, que uma imagem de um professor carregando um policial ferido ganha uma importância simbolica muito grande: ela é o retrato de uma sociedade que tem que aprender a carregar a si própria e deixar de ser carregada por sindicatos e governos incompetentes, que defendem a si próprios em nome daqueles que se degladiam por melhores condições de vida e trabalho.

Meus parabéns aos colegas professores e aos policiais que estiveram, ambos, cumprindo seus deveres. Meus pêsames ao sindicato e ao governo.

 
« InícioAnterior12345678910PróximoFim »

Página 10 de 14
PNG  IHDRD(G%\sBIT|d pHYs+dIDAThٿKjqʡA1%p ҿ"uй4hp fá "Eq5hp,Bmir{Z+kK>o  o$#A HF0 a$#A-A"lۆabPJ\.k4J$:m tvv}a$3 jmC)4a6Fa&Rmڶga{{V ˞fLպ=!"  C\]]aii~0 \NW%;N˲<>4* R; [[[8??= bottom

Usando o CMS Joomla!Joomla! com o tema "Colorful World" adaptado por Prof. JC. XHTMLXHTML e CSSCSS válidos.

//