top
logo
Hoje é sexta, 29 de março de 2024.


Home Outros assuntos
News Geral
Ano Novo!!! Escola Nova??? PDF Imprimir E-mail

escolaTodo ano renovam-se as esperanças, as promessas e as expectativas. O ano é novo, mas e a escola?

Algumas paredes foram pintadas, alguns vidros foram trocados, tomadas, torneiras e outros reparos foram feitos. Até o jardim está mais bonito. Mas e o resto?

O resto somos nós: a coletividade, os alunos, os professores e funcionários. Acima do "nível da escola" raramente se pode contar com alguma coisa e, quando alguém de "fora da escola e da coletividade" põe o dedo na escola, geralmente é para atrapalhar e não para ajudar.

Assim tem sido ao longo das últimas décadas. Burocratas da DE e da SEE, que, salvo as raras exceções, não gostam de pessoas e nem de trabalho, e que gostam de tratar a escola como um monte de lixo que lida com gente pobre, estes somos forçados a pagar salários e rezar para que fiquem bem longe.

Como novidades para 2011 temos pouco em termos pedagógicos. Perdemos nossa Sala de Informática, onde investimos muito tempo e dinheiro gastos para recuperá-la e para implementar um uso pedagógico e eficiente da mesma. Desde o final do ano passado o governo estadual a sequestrou e transformou em uma Lan House que ele chama de "Programa Acessa Escola". Vamos tentar usar essa Lan House da forma que for possível, mas os projetos individuais dos professores que exigem um mínimo de autonomia destes, foram todos por água abaixo, ou melhor, afundaram na lama de uma política educacional desgovernada.

Novos professores estarão chegando na rede em 2011, mas de longe são em número totalmente  insuficiente. Provavelmente nossa escola não receberá nenhum novo efetivo e continuaremos a precisar de professores não-efetivos que o governo contrata e trata como se fossem mão-de-obra de quinta categoria.

A tão famosa "avaliação pelo mérito" que obrigava alguns poucos professores a fazerem provas para terem aumento salarial, prova essa que o governo implementou no ano passado, dessa vez sumiu. Assim, quem conseguiu fazer essa provinha no ano passado e conseguiu ganhar aumento se deu bem, os demais continuam roendo os ossos de uma política salarial feita para afastar os melhores profissionais e privilegiar os burocratas das DEs e da SEE que, salvo as raras exceções, mamam nas tetas da viúva e só produzem papéis para maquiar a realidade das escolas. Gentalha!

Aqui, no chão da escola, onde a Educação acontece de verdade, e apesar dos incompetentes que nos governam e seus apadrinhados e encostados, aqui as coisas continuarão melhorando por nossa iniciativa própria. Porque acreditamos na Educação, no direito de nossos alunos terem uma educação com qualidade para poderem se tornar cidadãos competentes, honestos, justos e sábios. Cidadãos que um dia irão substituir essa gentalha que hoje é sustentada pelo dinheiro público e que não tem vergonha de não ter capacidade nem vontade de honrar os seus salários e benesses.

Que 2011 venha acompanhado de mais professores envolvidos com a Educação e mais alunos com desejo de mudar o mundo.

 

 
O fim está próximo! PDF Imprimir E-mail

Novembro já era e dezembro nunca foi mesmo, então...

Aos meus baixinhos: visitem o site nos próximos dias. As notas estão sendo computadas e assim que forem sendo finalizadas vão sendo publicadas. E venham me visitar na escola de vez em quando, ok? Até a véspera do Natal eu ainda apareço por lá, à espera de vocês.

E agora que as eleições já acabaram mesmo, fica aqui um brinde aos colegas professores e professoras: uma charge que certamente estará atualizada no ano que vem.

 
Puxa, o terceiro bimestre já era! PDF Imprimir E-mail

A gente mal volta das férias de julho (que foram míseras duas semanas) e num piscar de olhos já estamos chegando às férias de fim de ano. Quem diria: o terceiro bimestre já era.

Provas feitas, corrigidas, publicadas na Biblioteca Digital, e notas parciais já divulgadas na seção alunos. Já me sinto em férias!

O boletim Cantinho News dessa semana seguiu com dicas sobre simulados e provas de vestibulares anteriores para consultar e estudar, além da famosa questão do ENEM, resolvida e comentada, que sempre envio (dessa vez sobre o tema: física nuclear).

Ludo EducativoE, por falar em simulados, que tal fazer um simulado online na forma de jogo de ludo? Experimente então o Ludo Educativo, mas desde já eu aviso: só os campeões chegam ao final do tabuleiro!

Boa semana para todos!

 
Mais uma semana curta para os alunos PDF Imprimir E-mail

Olá pessoal! Mais uma semana curta para nossos aluninhos, certo?

Dia do SarespA semana começa com uma segunda-feira sem aulas, onde apenas os professores trabalharão (e alguns trabalharão de graça, para variar) convocados para o tal "Dia do Saresp".

cantinho_newsOs assinantes do boletim Cantinho News receberam nesse último domingo dicas para comprar na internet com segurança (e uma cartilha com dezenas de procedimentos) e mais uma questão do ENEM do ano passado resolvida e comentada, com links para materiais de estudo sobre os conceitos abordados nessa questão.

A primeira rodada de provas do terceiro bimestre já está marcada. Confira na Agenda Escolar.

Nossa "Oficina de blogs" da semana passada foi muito bem, obrigado. Veja as fotos e o restante da notícia sobre o "Dia do Saresp" clicando em "Leia mais...".

Leia mais...
 
Semana gorda! PDF Imprimir E-mail

Agora que já estamos em contagem regressiva para o final do ano letivo (acho que vou colocar um contador automático de "dias que faltam para as férias" aqui no site, que tal?), nada como dar uma trabalhadinha para disfarçar, certo?

Leia mais...
 
« InícioAnterior12345678910PróximoFim »

Página 8 de 14
PNG  IHDRD(G%\sBIT|d pHYs+dIDAThٿKjqʡA1%p ҿ"uй4hp fá "Eq5hp,Bmir{Z+kK>o  o$#A HF0 a$#A-A"lۆabPJ\.k4J$:m tvv}a$3 jmC)4a6Fa&Rmڶga{{V ˞fLպ=!"  C\]]aii~0 \NW%;N˲<>4* R; [[[8??= bottom

Usando o CMS Joomla!Joomla! com o tema "Colorful World" adaptado por Prof. JC. XHTMLXHTML e CSSCSS válidos.

//