top
logo
Hoje é quarta, 22 de outubro de 2014.

Publicidade


Home Outros assuntos Saiba mais sobre a "Gripe Suína" (H1N1)
Saiba mais sobre a "Gripe Suína" (H1N1) PDF Imprimir E-mail

Gripe suínaQuem tem medo da gripe suína (H1N1)?

Eu tenho, tu tens, ele(a) tem, você tem, nós temos, vos tendes e eles têem. Mas ter medo de doença é natural e saudável, o que não ajuda é o pânico, o pavor e o desespero. E contra o pânico o melhor remédio é a informação.

Pensando nisso, e cumprindo meu papel de educador, fiz uma lista de perguntas e respostas, um FAQ, sobre gripe suína (H1N1).

Essa lista não esgota todas as dúvidas que você pode ter, mas pode ajudar bastante. Clique no "Leia mais..." e faça uma boa leitura.

1 - O que é gripe suína?

É uma gripe (doença causada por uma "família" de vírus conhecida genericamente pelo nome influenza) quase como outra qualquer, tem os mesmos sintomas das demais gripes (sim, existem milhares de gripes!), causa um número de mortes muito parecido com o das demais gripes e é transmitida como as outras. Enfim, exceto por "estar na moda", a gripe suína, gripe A ou H1N1 é apenas mais uma gripe.

2 - Porque se chama "gripe suína"?

Porque é uma variante da gripe aviária que incorporou material genético dos porcos (suínos!) além do material genético humano. Seu RNA possui, portanto, elementos de humanos, de aves e de porcos.

3 - A gripe suína é perigosa?

Claro, toda gripe é perigosa. Mas considerando que você já deve ter pego várias outras gripes, o perigo que essa traz é semelhante ao perigo que as outras trouxeram.

4 - A gripe suína tem cura?

Sim, a gripe suína e todas as demais gripes têm cura. Cerca de 99,6% das pessoas que contraem a gripe A ficam curadas e imunizadas contra o vírus, ou seja, não pegam essa gripe novamente. Nosso próprio sistema imunológico provê a cura para as gripes.

5 - Tem remédio para a gripe suína?

Não. Como todas as doenças virais, a gripe suína não tem remédios que a curem. Os remédios existentes, Tamiflu (oseltamivir phosphate), da indústria Roche, e Relenza, da indústria Glaxo, foram desenvolvidos para ajudar a combater a gripe aviária e são utilizados no combate à gripe suína como formas alternativas de se tentar reduzir os efeitos do vírus.

6 - Se não existe remédio, como as pessoas se curam?

Todos nós temos um sistema imunológico que combate as doenças virais, como a gripe. Nossos anticorpos "aprendem" como destruir o vírus e o destróem. Uma vez "aprendido" como combater o vírus, o organismo não contrai novamente a doença porque reage rapidamente quando infectado. Porém, antes do organismo desenvolver anticorpos específicos para um vírus, ele demora para reagir porque precisa "aprender" como combater esse vírus. É por isso que as gripes duram cerca de uma semana, inclusive a gripe suína, pois esse é o tempo necessário para o organismo aprender a reagir e conseguir exterminar todos os vírus do organismo.

Para manter seu sistema imunológico "pronto" para combater essa gripe e outras doenças:

a) durma bem.

b) coma bem.

c) tenha uma vida saudável e evite estresse desnecessário.

7 - É possível evitar a gripe suína?

Em termos. Assim como muitos de nós pegam pouquíssimas gripes ao longo da vida enquanto outros pegam várias gripes todo ano, da mesma forma alguns de nós não pegaremos essa gripe, outros pegarão e nem perceberão porque terão sintomas muito leves, outros pegarão e passaram por um ciclo parecido ao da gripe comum, com os mesmos sintomas e, por fim, outros morrerão por complicações da gripe (geralmente pneumonia).

8 - Como reduzir o risco de contágio?

Usando os mesmos procedimentos recomendados para evitar todas as demais doenças e, em especial, aquelas transmitidas por secreções, como as gripes:

a) evite lugares com muitas pessoas.

b) lave sempre as mãos com água e sabão.

c) não compartilhe talheres, toalhas e objetos de uso pessoal com outras pessoas.

d) evite contato com pessoas contaminadas (com sintomas de gripe).

9 - Se eu pegar gripe o que devo fazer?

A primeira coisa a fazer é não entrar em pânico, pois você já pegou muitas gripes na vida (provavelmente) e nunca entrou em pânico antes, não é? Além disso, siga os conselhos abaixo:

a) procure um médico antes de qualquer outra coisa e siga as recomendações que receber dele.

b) fique em casa, repouse, se alimente bem, durma bem e evite estresse desnecessário.

c) evite contaminar outras pessoas, inclusive familiares.

d) só tome remédios com orientação médica.

10 - se eu ainda tiver dúvidas, o que faço?

Todos teremos dúvidas a vida toda e o tempo todo. A internet é uma grande enciclopédia e os meios de comunicação estão tentando fazer a sua parte levando informações para todos. Portanto, leia os jornais e revistas (que já assina ou que encontra na Internet), converse com seus professores e outras pessoas esclarecidas e aprenda tudo o que puder sobre essa gripe (e as doenças em geral).

Para saber mais sobre a gripe suína consulte a página do site do Ministério da Saúde que trata sobre o assunto. Lá você encontra todo tipo de informação sobre a doença.

 

P.S.: Não sou médico, não prescrevo remédios, não faço diagnósticos e nem dou assistência médica de nenhuma forma. Portanto, esse artigo é apenas um resumo informativo de fárias fontes jornalísticas.

 

bottom

Usando o CMS Joomla!Joomla! com o tema "Colorful World" adaptado por Prof. JC. XHTMLXHTML e CSSCSS válidos.